Aos 87 anos, Hermeto Pascoal é o renomado compositor e multi-instrumentista brasileiro vencedor do Latin Grammy Awards 2018 e 2019 nas categorias Melhor Álbum de Jazz Latino com o disco Natureza Universal (2017), gravado e assinado por Hermeto Pascoal & Big Band; e na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa com o disco Hermeto Pascoal e Sua Visão Original do Forró (2018), respectivamente.
Doutor Honoris Causa pela New England Conservatory em Boston, nos Estados Unidos, e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o alagoano de Lagoa da Canoa foi autodidata e iniciou sua história na música em 1950 no Recife, com apenas 14 anos de idade.
Ao longo de sua carreira, Hermeto formou importantes grupos, além de tornar-se reconhecido mundialmente.
Compositor compulsivo, compõe sem parar e possui mais de 35 obras lançadas. Sempre genial, Hermeto acredita que a música seja livre e universal.
Apelidado carinhosamente como Bruxo dos Sons, ele toca como se brincasse com a sonoridade de cada um de seus instrumentos - teclado, piano, flauta-baixo, escaleta, sanfona 8 baixos, porcos, chaleira, berrante e tantos outros ao lado de seu lendário grupo, formação que mantém a mesma tradição há mais de 45 anos. A verdade é que poucos músicos alcaçaram a estatura de Hermeto, um verdadeiro maestro e um ícone da cultura brasileira, que representa o mais alto nível de evolução musical, como multi-instrumentista, como compositor e arranjador.